5 funcionalidades essenciais para um site de sucesso

Hoje, marcar presença na internet  com um site de sucesso hoje se tornou essencial para qualquer negócio, independentemente de porte ou setor — afinal, o site é o cartão de visitas das empresas na web. É lá que o visitante poderá manter um contato mais próximo com a sua marca, encontrando as informações que procura e entrando em contato para solicitar mais detalhes sobre determinado produto ou serviço.

Por esses motivos, é preciso que o seu site seja rápido, fácil de navegar, tenha um design atrativo e um conteúdo claro e relevante para garantir ao visitante uma boa experiência.

Existem diversos fatores que você precisa levar em consideração para ter um site de qualidade. Você sabe quais são eles?

No post de hoje, listamos 6 funcionalidades essenciais que vão fazer a diferença e garantir um site de sucesso para a sua organização. Continue a leitura e confira!

1. Design atrativo

O design é parte fundamental de qualquer site — afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Um design atrativo, limpo e organizado chama a atenção e proporciona uma boa experiência ao usuário, fazendo com que ele tenha vontade de continuar navegando na página do seu negócio.

Se o site tem um design confuso, com muitas informações desorganizadas e sem uma hierarquia clara, as chances do visitante abandoná-lo são maiores. Uma experiência ruim frustrará o usuário, afastando-o e fazendo com que ele busque a concorrência. Portanto, pensar bem e planejar com cuidado o design do site é primordial.

2. Navegação intuitiva

Certifique-se de que a navegação pelo site seja intuitiva, que não faça o usuário parar e pensar muito no próximo passo que ele deve dar enquanto navega pelas páginas.

Uma boa navegação pode garantir a permanência do visitante por mais tempo dentro do site, diminuindo a taxa de rejeição. Por isso, não deixe de realizar testes de usabilidade e de sempre fazer os ajustes necessários para que a navegação fique cada vez mais intuitiva.

3. URLs amigáveis

A URL amigável é outra funcionalidade importante para o site da sua empresa. Seu objetivo é organizar melhor as seções do site, fazendo com que os buscadores identifiquem cada elemento dele mais facilmente. Portanto, certifique-se de que as páginas tenham URLs amigáveis e fáceis de identificar o seu conteúdo! Veja um exemplo:

  • URL amigável: www.seusite.com.br/nossos-servicos
  • URL não amigável: www.seusite.com.br/?categoria=servicos&post=5987

O formato da URL impacta a otimização para mecanismos de busca, o SEO. Com um link confuso e cheio de números e símbolos, esses mecanismos têm dificuldades em “adivinhar” qual parte do site o link se refere, prejudicando o seu posicionamento nos resultados de busca.

O ideal é que a URL mostre exatamente em qual página você está navegando através do nome explícito no link.

4. SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

Se você quer ter bons resultados na internet, é crucial otimizar o site para que os mecanismos de busca — como Google, Yahoo! e Bing, por exemplo — encontrem-no com facilidade. Para aparecer nos primeiros resultados desses buscadores, é preciso seguir um conjunto de regras e técnicas específicas.

Esta prática geralmente aumenta o número de acessos orgânicos ao site, visto que ele passará a ser exibido nos resultados quando um usuário estiver realizando uma busca com as palavras-chave estabelecidas para as suas páginas do site da empresa.

5. Design Responsivo

Design responsivo é uma técnica que garante que o site se adapte a diferentes tipos de dispositivos, como smartphones, tablets e computadores, promovendo melhor experiência ao usuário.

Os buscadores já consideram essa funcionalidade em seus resultados: se o site não for responsivo, ele não terá um bom posicionamento nas buscas realizadas em dispositivos móveis. Com o crescente número de acessos à internet nesses dispositivos, é crucial que o site seja responsivo.

Para se ter um site empresarial de qualidade é necessário um bom planejamento. O ideal é que você conte com profissionais capacitados para desenvolver um site de sucesso e garantir uma boa experiência aos seus visitantes.

E você, gostou desse artigo? O site de sua empresa já possui essas funcionalidades? Conte para a gente nos comentários!

Sobre Anderson Idalgo

Anderson Idalgo ingressou na área de web em 2008, montou uma loja virtual, e com poucos recursos montava suas próprias publicidades e estratégias de marketing digital. Começou ajudar outras pessoas a obter resultados com vendas pela internet. Tornou-se então consultor de marketing digital para compartilhar de suas estratégias e gerar mais resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!