4 dicas de marketing para pequenas empresas

As estratégias de marketing para pequenas empresas não são muito diferentes daquelas adotadas por grandes marcas. As atividades são as mesmas, o que muda é o valor do investimento e a quantidade de ações realizadas simultaneamente — e isso impacta diretamente nos resultados.

Em síntese, todos podem ter um site, uma página no Facebook ou enviar um e-mail marketing. A diferença está nas possibilidades de ações, que são condicionadas pelo orçamento disponível.

Nesse contexto, o marketing digital se apresenta como alternativa viável, já que possui estratégias e ferramentas que são mais acessíveis para pequenas empresas.

No artigo de hoje, listaremos 4 dicas essenciais para dar o start no marketing de uma empresa de pequeno porte. Confira!

1. Tenha um planejamento sólido

O planejamento é a base de tudo: você só vai conseguir os resultados que deseja se souber qual caminho deve seguir. É importante que, no momento de planejar, os objetivos fiquem bem definidos.

Evite traçar muitas metas: estabeleça uma ou duas a serem perseguidas em um período de tempo determinado, como um trimestre, por exemplo. Ao fim deste prazo, avalie se os objetivos são mesmo os mais importantes e não tenha receio de mudá-los, caso seja necessário corrigir ou adaptar a rota.

Estabeleça quais serão as estratégias e ações a serem desenvolvidas e quem serão os profissionais responsáveis por cada função. Pode-se delegar os papeis à equipe da própria empresa ou a agências de marketing digital terceirizadas.

2. Construa sua presença online

Ter uma presença online forte é essencial para que sua empresa tenha credibilidade e seja vista pelos públicos de interesse. Existem várias possibilidades de se fazer isso, mas as mais eficientes são:

Site corporativo

É importante que o site da sua empresa seja responsivo, ou seja, que tenha um layout que se adapte a qualquer formato de tela. Assim, quando os usuários o acessarem por smartphones, tablets ou desktops conseguirão visitar o seu site sem comprometer a navegabilidade.

Produção de conteúdo

As pessoas ganham autoridade e se tornam referência em suas áreas de atuação quando são detentoras de conhecimento. O mesmo acontece com empresas. Crie um blog dentro do seu site e produza conteúdos relevantes, capazes de atender aos interesses do seu público-alvo.

3. Venda benefícios, não apenas produtos

A internet está cheia de anúncios e conteúdos que vendem produtos e serviços, e muitos deles passam despercebidos pelos internautas. Por isso, não venda produtos: venda os benefícios e as soluções que eles possibilitam aos clientes.

Se você possui uma empresa que comercializa comidas prontas congeladas, por exemplo, quais as soluções que o seu produto pode oferecer para o consumidor? Praticidade, economia e qualidade estão entre elas, certo? Então é isso o que você deve oferecer, aliado ao diferencial em relação aos concorrentes.

4. Invista em redes sociais

Vivemos a era digital, em que as pessoas passam grande parte do dia conectadas em redes sociais. Ao construir a presença de sua organização também neste ambiente, você será capaz de impactar e engajar os consumidores, bem como divulgar o seu negócio para o mundo todo.

Inicie pelo Facebook, que atualmente é a maior e mais utilizada rede social. Nele, você vai encontrar funcionalidades específicas para empresas com os mais diversos objetivos. Produza conteúdo de qualidade, do interesse do seu público e com periodicidade.

A partir da leitura deste texto, você já tem a base para implantar uma estratégia de marketing acessível e extremamente eficiente, divulgando a sua marca e impactando milhares de pessoas na web. Tenha um planejamento detalhado, defina objetivos e trabalhe com as ações que caibam no seu orçamento.

Lembre-se também que a adoção do marketing digital não exclui o marketing off-line. O ideal é que as duas vertentes sejam colocadas em prática de forma integrada: panfletagem, ofertas e pequenos eventos no seu estabelecimento também são eficazes para divulgar o seu negócio.

Viu como o marketing para pequenas empresas é cheio de possibilidades? Tem dúvidas, sugestões ou quer dividir experiências sobre o assunto? Deixe o seu comentário aqui no post!

Sobre Anderson Idalgo

Anderson Idalgo ingressou na área de web em 2008, montou uma loja virtual, e com poucos recursos montava suas próprias publicidades e estratégias de marketing digital. Começou ajudar outras pessoas a obter resultados com vendas pela internet. Tornou-se então consultor de marketing digital para compartilhar de suas estratégias e gerar mais resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!